segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Legião Urbana - a grande vencedora da enquete do Momento do Rock

Legião Urbana

Foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília, Distrito Federal, em agosto de 1982, após o fim da banda antiga, o Aborto Elétrico, dando origem ao Capital Inicial e a Legião Urbana. A primeira apresentação do grupo foi em 5 de setembro de 1982 na cidade de Patos de Minas – Minas Gerais, durante o festival Rock no Parque. O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto". "Geração Coca-Cola" é outra música famosa deste álbum. O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos, litoral do estado de São Paulo. A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996, foi o último da banda. As letras, em geral, abordam temas como solidão, passado, amor, depressão, homossexualidade, AIDS, intolerância e injustiças, sendo um disco "melodramático" e de alma triste. Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho "e quando eu for embora, não, não chore por mim", da canção "Música Ambiente". O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda, Renato Russo. Ao todo, a Legião Urbana lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo, no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês.


Camisa de Vênus

Foi criada em Salvador – Bahia, em 1980 e tinha como líder Marcelo Nova (vocalista da banda). A primeira apresentação foi em maio de 1982, em Salvador. Em 1983 o grupo se muda para São Paulo e lança o seu primeiro álbum, Camisa de Vênus, pela Som Livre. Os diretores da gravadora chamaram os membros do grupo para uma reunião e sugeriram a mudança do nome da banda, por considerar o nome indecente, o que deixava inviável a divulgação em rádio e televisão. Marcelo nova disse que mudaria o nome sim, e sugeriu que o novo nome da banda fosse "capa de pica".O Camisa de Vênus foi expulso da gravadora após essa reunião. Em 1985, assinaram com a RGE, que relançou o primeiro disco da banda. O grupo lotava ginásios em todo o país, e em Santos, litoral de São Paulo, gravaram o disco ao vivo, Viva, que era basicamente o registro de um show do Camisa e foi um marco na história do rock nacional: o primeiro Ao Vivo realmente ao vivo,com microfonia, ecos e muitos palavrões. O disco fez muito sucesso, mas logo foi retirado das lojas pela censura. Em outubro de 1987 foi lançado o álbum duplo Duplo Sentido. Esse álbum conta com a participação especial de Raul Seixas, na música "Muita estrela pouca constelação". Em novembro, Marcelo Nova deixou a banda, para investir em sua carreira solo, nesse período realiza um antigo sonho de sair em turnê com seu grande ídolo e amigo Raul Seixas. A parceria fez tanto sucesso que originou um disco: A panela do diabo, que foi um marco na carreira dos dois artistas. Em 2009, a banda anuncia a volta oficial, porém, não conta com a presença do vocalista Marcelo Nova. Atualmente o grupo anunciou estar trabalhando para lançar um disco de inéditas para 2011.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bandas de Rock Nacional

Essas são algumas das bandas de rock nacional que estarão presentes no programa Momento do Rock do dia 18.09.2010...e aí vai um pouco da história delas.


Tianastácia

É uma banda brasileira de rock and roll originada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais e que teve o seu pontapé inicial na carreira quando participou e venceu o FestValda, em 1995, com a música Cabrobró, entre 224 músicas que disputaram aquela edição do evento. Cabrobró é também o primeiro sucesso da banda e fez parte do disco de estréia “Acebolado”, lançado em 1996. De lá pra cá, a amizade entre os integrantes e acolhida dos fãs fez o grupo crescer e lançar mais 7 discos, sendo o mais novo “Tianastácia no País das Maravilhas” (2009). Desde que pegou a estrada, o Tianastácia dividiu palco e teve a honra de tocar com algumas das principais personalidades da música brasileira. Sempre inovando, o som da banda se renova a cada disco, confirmando a vocação do grupo mineiro para o Rock feito com criatividade e movido à energia transmitida pelos fãs.



Herva Doce

Foi uma banda de pop rock brasileira da década de 80. A idéia para criar o grupo surgiu no carnaval de 1982 e o primeiro LP da banda foi lançado em novembro do mesmo ano, tendo como carro-chefe a música "Erva Venenosa". O grande momento do "Herva Doce" ocorreu em 18 de junho de 1983, quando abriram o show do Kiss no estádio do Maracanã, tendo se apresentado para um público estimado de mais de cem mil pessoas. O terceiro LP do grupo trazia a faixa-título "Amante Profissional", um grande "hit" nas rádios do Brasil e que originou o número recorde de três videoclips por três emissoras de TV diferentes. A banda gravou o quarto e último LP ("Desastre Mental" em 1986), que teve boa recepção por parte da crítica, mas cujas vendas não foram expressivas.



Pato Fu

É uma banda brasileira de rock alternativo formada em 1992 na cidade de Belo Horizonte, que teve início quando Fernanda Takai, decidiu formar uma banda com dois amigos de uma loja de guitarras onde ela costumava comprar encordoamentos. Os amigos eram John Ulhoa e Ricardo Koctus. Decidiram se chamar Pato Fu em alusão a uma tira em que o gato Garfield lutava gato-fu. Para não lembrar tanto a história original, trocaram a primeira letra, e ficaram com um nome tão estranho quanto o som que fariam mais tarde. Já no começo de 1993, participaram do show "Rock Brasil", junto com grupos de rock consagrados como Skank, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs. Ao lado de bandas como Radiohead, U2 e Portishead, foi considerada pela revista Time uma das dez melhores bandas do mundo fora dos Estados Unidos.

.

domingo, 5 de setembro de 2010

Banda Cine e Restart vencem no Prêmio Multishow 2010

Cine

É um grupo brasileiro formado em 2007 na cidade de São Paulo. Sua música, "Garota Radical" entrou na parada da revista Billboard Brasil, no Brasil Hot 100 Airplay na posição 40º, além de ser a trilha sonora oficial da novela da Rede Record, "Bela, A Feia". O conjunto musical lançou apenas um CD além de ser o primeiro álbum de estúdio da banda, nomeado de "Flashback".

Restart

É uma banda brasileira criada em São Paulo em agosto de 2008. Suas principais canções são "Recomeçar" (que ganhou na categoria Melhor Música no Prêmio Multishow de Música Brasileira 2010), "Vou Cantar", "Levo Comigo" e "Amanhecer no Teu Olhar". O MySpace oficial da banda conseguiu mais de 2 milhões de acessos apenas em 2009, sendo a internet o principal meio de divulgações de suas músicas. Além de apresentações em todo o país, a banda participou de uma edição do Casseta & Planeta que foi ao ar na Rede Globo em 10 de agosto de 2010.

sábado, 4 de setembro de 2010

Rock brasileiro nos anos 2000

O ano de 2001 foi um ano "trágico" para o rock brasileiro. Herbert Vianna, dos Paralamas, sofreu acidente de ultraleve e ficou paraplégico (mas voltou a tocar); Marcelo Frommer, dos Titãs, morreu atropelado; Marcelo Yuka, do grupo O Rappa, foi baleado e ficou paraplégico (saiu da banda); e Cássia Eller morreu. As bandas dos 90 passaram por muitas mudanças: o Skank ficou mais britpop e cheio de experimentalismo nas músicas; o líder dos Raimundos, Rodolfo, converteu-se a uma igreja evangélica e saiu da banda para formar o Rodox (que também acabaria algum tempo depois) (atualmente faz carreira solo com músicas gospel). Também surgiu a banda Detonautas Roque Clube, na ativa desde 1997 mas lançada ao grande público em 2002. Uma das maiores revelações no rock brasileiro foi a cantora baiana Pitty, que emplacou hits como "Semana que Vem","Na Sua Estante" e "Me Adora".

Em 2003, revelou-se no Brasil o movimento musical norte-americano conhecido como Emotional Hardcore, aceito também como Emo e/ou Emocore, em geral, deteriorado por um grupo preponderante no país que resumiu a alcunha unicamente para "Emo", ainda que por outro lado algumas pessoas julgam ser "Emo" apenas a abreviação de "EMO-tional Hardcore". Admiradores do sub-género e não apreciadores produziram dúvidas em grandes quantidades sobre esse novo estilo, contudo, há seis anos ele vem se conservando e já existem inumeráveis bandas definidas em todo o território nacional. Às que exercem maior entusiasmo hoje são: a banda paulista NX Zero, que já lançou seis albuns de estúdio, além de ter obtido diversos prémios, e a gaúcha Fresno (banda), que desde o terceiro álbum, Ciano (álbum), conquista bastante importância no cenário musical e respeito do público que acompanha a trajetória do grupo. No entanto, existem alguns desacertos acerca da fidelidade dessas duas bandas com o movimento Emocore, fato que não se pode ignorar, em razão de que nenhuma das bandas reconhece nas suas composições um caráter "Emo". A despeito de muita polémica e depoimentos dos próprios integrantes, não há uma confirmação oficial.