sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Momento do Rock chega ao seu 12º programa e convida você a revisitar Lobão, Leo Jaime e Plebe Rude.

O Momento do Rock chega neste sábado, dia 30 de outubro, ao seu 12º programa, com muito rock nacional das diversas décadas do Século XX e do início do novo milênio. Os idealizadores e apresentadores do programa, Wellington Vidal e Érico de Medeiros, agradecem a todos os ouvintes e aos internautas que curtem e participam desta forma alternativa de entretenimento em Solonópole.
Terão destaque no programa deste sábado a banda Plebe Rude e os cantores Lobão e Leo Jaime, cuja história destes marca os anos 80 e se confundem com o início do rock brasileiro.
Além destes, farão parte do repertório: Nenhum de Nós, Engenheiros do Hawaii, Renato e Seus Blue Caps, Penélope, Natiruts, Dominó, Sempre Livre, Patrícia Marx, Roberto Carlos, Metrô, Paralamas do Sucesso, Herva Doce, Cazuza, Cidade Negra e Ed Mota. 

Plebe Rude

 É uma banda brasileira de rock formada nos anos 80 em Brasília - DF, e que fez parte da Turma da Colina, que também era integrada por outras bandas como Os Paralamas do Sucesso e Aborto Elétrico (que posteriormente deu origem Capital Inicial e Legião Urbana). O estilo da banda, repleto de críticas sociais e políticas, reflete 

toda a cultura punk da época, porém com uma preocupação maior nas composições e elaboração dos arranjos e melodias. A Plebe Rude e a Legião Urbana fizeram um show num festival de rock em Patos de Minas em 1981, primeiro show da recém formada Legião Urbana, abrindo para a Plebe Rude.
 Após as apresentações, acabaram sendo presos por causa de suas letras, Plebe Rude por uma música chamada "Voto em Branco" e Legião Urbana pela "Música Urbana 2", mas todos acabaram soltos após a polícia local ser informada por eles mesmos que eram de Brasília, temendo que fossem filhos de políticos. O grupo dissolveu-se em meados dos anos 90, voltando a reunir-se em 2000 para gravar um álbum ao vivo, intitulado Enquanto a Trégua Não Vem. Em 2006, com uma nova formação, lançaram o álbum intitulado R ao contrário. Em 2009, a banda gravou de forma independente o CD e DVD Rachando Concreto - 30 Anos Ao Vivo. Em 2010, O Plebe Rude confirma o lançamento de um novo álbum para o primeiro trimestre de 2011.

Lobão



João Luíz Woerdenbag Filho, mais conhecido pelo nome artístico de Lobão, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 1957. É cantor, compositor, músico e apresentador de televisão brasileiro. Sua carreira musical começou aos dezessete anos, depois de sair de casa para se tornar músico profissional. 












Fundou a banda Blitz com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e outros, mas por divergências ideológicas, saiu do grupo antes mesmo do sucesso comercial. Lobão, começa sua carreira solo com o lançamento de Cena de Cinema, em 1982. Em seguida forma a banda "Lobão e os Ronaldos", que lança Ronaldo Foi Pra Guerra. Apesar do estrondoso sucesso de "Me Chama", a banda tem uma vida curta e Lobão segue carreira solo mantendo alta rotatividade na mídia, lançando o álbum O Rock Errou (1986), do qual "Revanche" se torna o carro-chefe. Logo após seu lançamento, Lobão é preso por porte de drogas, passando um ano na cadeia. Ali ele desenvolve o disco Vida Bandida, voltando aos holofotes. Depois de participações nos festivais Hollywood Rock e Rock in Rio II (onde recebeu uma vaia histórica), Lobão passa um período fora da mídia. Suas atitudes polêmicas voltariam a ter evidência em 1999, quando ele lança o álbum A Vida é Doce num esquema inédito, com distribuição pela internet, bancas de jornais e lojas de departamento.
 Após o sucesso da vendagem e de crítica com seu disco independente, ele lançou a revista Outracoisa, através da qual revelou bandas e músicos de maneira independente, tais como Cachorro Grande. Seu último disco, lançado em 2005, Canções Dentro da Noite Escura, foi também lançado pela revista com tiragem inicial de 20.000 exemplares. A partir de 2005, Lobão se envereda pela televisão, onde apresentou o programa Saca Rolha, na PlayTV, junto com Marcelo Tas e a modelo Mariana Weickert. Atualmente trabalha como apresentador na MTV, moderando o programa MTV Debate e apresentando o programa Lobotomia. Lobão fez uma participação como jurado no Astros, do SBT. Em abril de 2007 foi lançado o álbum Acústico MTV, que foi premiado com o prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco de rock.

Leo Jaime


Leo Jaime é o nome artístico de Leonardo Jaime, ator, cantor, compositor e jornalista brasileiro, que nasceu em Goiânia, no dia 23 de abril de 1960. Ele participou da formação original do grupo carioca João Penca e Seus Miquinhos Amestrados e saiu do grupo para seguir carreira solo. 
Foi Leo Jaime que indicou Cazuza à então nascente banda Barão Vermelho, recusando o posto de vocalista. Leo Jaime fez muito sucesso na década de 80, onde emplacou vários hits nas rádios do Brasil, além de fazer trilhas sonoras para filmes e novelas.
Como ator, Leo Jaime atuou na telenovela Bebê a Bordo, de 1988, como Zezinho, nos filmes O Escorpião Escarlate, Rádio Pirata, Rock Estrela e As Sete Vampiras e também no teatro, como no musical Vitor ou Vitória, em São Paulo, ao lado de Marília Pêra e no musical Era no Tempo do Rei, baseado na obra de Ruy Castro, interpretando Dom João.
 Ele Também escreve para televisão, jornais e revistas. É cronista, autor/redator de textos para programas da televisão como Domingão do Faustão, na Globo, e comentarista de futebol no SBT. Suas crônicas foram publicadas nos jornais O Globo e O Dia e nas revistas Desfile e Capricho.

domingo, 24 de outubro de 2010

Solonópole - 140 anos de história e emancipação política.

O Momento do Rock dedicou o programa deste sábado, 23 de outubro, aos 140 anos de história e emancipação política da cidade de Solonópole, que foi comemorado no dia 22 de outubro. Parabéns a todos os Solonopolenses!




Na apresentação do programa, tiveram destaque a cantora Luka e o grupo Chico Science & Nação Zumbi.

Luka




















É o nome artístico de Luciana Karina Santos de Lima, é uma cantora e compositora brasileira, que nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Desde os sete anos de idade tocando violão, comecou sua carreira profissional com 16 anos, onde se apresentava em barzinhos nas noites gaúchas, quando ainda era conhecida como Luciana Lima. 

Assim chegou ao festival Atlântida, um dos mais importantes do cenário musical nacional. Em 2003, no reality show Big Brother Brasil 3, a participante Elane, que foi a segunda colocada da edição, cantarolava a canção "Tô Nem Aí" (composta por Luka em parceria com o cantor Latino) dentro da casa.
 Depois desta pequena exposição, a canção entrou para trilha sonora da série Malhação da Rede Globo. A partir daí a música começou a ser pedida em todas as rádios brasileiras e neste mesmo ano, ganhou no programa Domingão do Faustão o prêmio de melhor música. O seu primeiro album foi lançado em 2003 e a canção "Tô Nem Aí" levou, supreendentemente, a cantora ao primeiro lugar da parada dance na Alemanha, na MTV Italiana, e foi lançada também em terras norte-americanas.
 Isso tudo graças ao popular remix da música que alavancou a carreira da cantora. Ela também fez shows no Japão e Espanha. Depois de sumir da mídia, devido ao nascimento de sua primeira filha, Luka retornou com seu segundo álbum, Sem Resposta, no ano de 2006.
 Neste álbum Luka apresenta um som mais levado ao rock. O Próximo Trem é o terceiro álbum de estúdio de Luka, lançado este ano. Este trabalho apresenta um som mais acústico, bem diferente de seus outros disco.





Chico Science & Nação Zumbi
 Nação Zumbi (antes conhecido como Chico Science & Nação Zumbi até 1997) é uma banda brasileira, nascida no início da década de 1990, em Recife – PE, a partir da união do Loustal, banda de rock pós-punk, com o bloco de samba-reggae Lamento Negro. O líder e vocalista da banda, o cantor e compositor Chico Science, fundou, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento Manguebeat. No ano de 1991, em Olinda, aconteceu o primeiro show da banda, numa festa chamada "Black Planet".
 Neste mesmo ano, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um Release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat, o Manifesto dos Caranguejos com cérebro, que tem como símbolo, uma antena parabólica colocada na lama, tornando-se assim um dos principais movimentos e banda dos anos 90 no Brasil, lutando por melhorias sociais na vida da população, não só de Recife e do estado do Pernambuco, mas como de todo cidadão brasileiro. 
A presença da tecnologia é uma marca do movimento, que engajava-se para a melhor exploração do mangue e alertando a todos que ali encontra-se os Caranguejos com cérebro, sempre antenados. No dia 2 fevereiro de 1997, Chico Science faleceu devido a um acidente de carro quando seguia de Olinda para Recife. Em seu lugar nos vocais ficou Jorge dü Peixe, que já tocava na banda.

domingo, 17 de outubro de 2010

Os Mutantes, Catedral e Seu Jorge são os destaques do programa deste sábado (16/10/10)

Os Mutantes

Os Mutantes são uma banda brasileira de rock psicodélico (considerada um dos principais grupos do rock brasileiro) formada durante o Tropicalismo no ano de 1966, na cidade de São Paulo, e  tinha a cantora Rita Lee como um de seus integrantes. Além do inovador uso de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, Os Mutantes foram os pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irreverência. 




 Se antes dos Mutantes, o gênero no Brasil era basicamente imitativo, a partir do pioneirismo do grupo, abriu-se o caminho do hibridismo. Ao longo dos doze anos na estrada, foram gravados nove álbuns - sendo que dois deles, "o A e o Z" e "Tecnicolor", lançados apenas na década de 1990. Foi nessa década que foi reconhecida no cenário do rock nacional e internacional a importância dos Mutantes como um dos grupos mais criativos, dinâmicos, radicais e talentosos da era psicodélica e da história da música brasileira e mundial.



Catedral
 É uma banda brasileira de pop/rock formada no Rio de Janeiro em 1987. É normalmente conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã descomprometida, somada a temas como amor e política. Também é usualmente associada à Legião Urbana por uma suposta semelhança que alguns alegam haver entre o som das duas bandas, notadamente entre as vozes de Kim e de Renato Russo. O Catedral iniciou sua carreira no mercado gospel, segmento em que atuou desde sua formação em 1987 até o ano de 1998. Durante esse período, se tornou um dos grupos mais famosos do rock cristão protestante (gospel rock, ou christian rock) do Brasil. Neste contexto, detém o recorde de ter os 3 álbuns mais vendidos da história do rock cristão latino-americano com os discos "Catedral III", "Está Consumado e O Sentido, todos com vendagem próxima às 300.000 cópias. Em 1999 a banda retira o rótulo "gospel" de sua música e esta atitude provocou polêmica entre os fãs, que questionavam o motivo de a banda ter abandonado a música cristã. Nesse mesmo ano a banda lança seu primeiro trabalho dentro do âmbito da música secular, o álbum Para Todo Mundo. Com o disco, a Catedral começa a escrever seu nome dentro do mercado popular, lançando dois videoclipes na MTV Brasil, sendo que ambos chegaram ao topo do Disk MTV . 22 de julho de 2003 ficou marcado pelo dia no qual, em um acidente de carro, morreu o guitarrista José Cézar Motta aos 33 anos, deixando a mulher e dois filhos, além de milhares de fãs. Foi o momento mais difícil para a banda, havendo dúvida se haveria forças para continuar. Posteriormente, o Catedral voltou à ativa em meados de 2003 para lançar Acima do Nível do Mar: Ao Vivo 15 Anos, o terceiro disco e primeiro DVD ao vivo do grupo, com uma homenagem a Cézar Motta explícita na canção A tempestade e o sol. Atualmente a banda lançou seu mais novo trabalho, o DVD 20 Anos na Estrada, gravado no Teatro da Rede Record, em São Paulo.



Seu Jorge



Jorge Mário da Silva, mais conhecido como Seu Jorge, apelido que ganhou do amigo Marcelo Yuka (ex-baterista do O Rappa), é um ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, de samba e soul. Primogênito de quatro filhos, Charles, Vitório e Rogério. Seu Jorge teve uma infância dura, mas tranquila. Começou a trabalhar com dez anos de idade em uma borracharia, depois trabalhou como contínuo, marceneiro e office-boy. Serviu ao exército brasileiro em 1989, no Rio de Janeiro, no Depósito Central de Armamento, fez curso de corneteiro militar no 2º Batalhão de Infantaria Motorizado Escola, mas não adaptou-se à vida militar, sendo licenciado em janeiro de 1990. As variadas profissões nunca ofuscaram o seu verdadeiro desejo de se tornar músico. Desde adolescente, frequentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os irmãos em bailes funks e Bailes charmes da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite. Foi aí que a morte de seu irmão Vitório em uma chacina levou a família à desestruturação, e Seu Jorge acabou virando sem-teto por cerca de três anos. A nova virada em sua vida, se deu quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste para um musical de teatro.
 Foi aprovado e acabou participando de mais de 20 espetáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e ator. Participou depois da formação da banda Farofa Carioca, que lançou seu primeiro CD em 1998 com uma competente mistura da ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap. A partir daí, Seu Jorge tem sua carreira engrenada e passa a participar de vários projetos, como um disco de tributo a Tim Maia e a participação em estúdio e na turnê da banda brasileira Planet Hemp, em 2000. 
Seu Jorge é primo do sambista Dudu Nobre. Como ator, Seu Jorge participou de vários filmes e seriados da televisão, aos quais podemos citar em 2002, no filme Cidade de Deus (Mané Galinha) e na série Os Normais (Babu). Este ano, participou do filme Tropa de Elite 2, no papel de Beirada. Seu Jorge é primo do sambista Dudu Nobre.

domingo, 10 de outubro de 2010

Sítio do Pica-pau Amarelo - Monteiro Lobato

Sítio do Pica-pau Amarelo

É uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro. A obra é das mais originais da literatura infanto-juvenil no Brasil e o primeiro livro da série foi publicado em dezembro de 1920. A partir daí, Monteiro Lobato continuou escrevendo livros infantis de sucesso. Num sitío chamado de Pica-Pau Amarelo, vive dona Benta e sua neta, Narizinho, a menina que tem uma boneca, derruba um pouco de “Pó de Pirlimpimpim” e esta, acaba criando vida! Existe ainda um menino, primo de Narizinho que mora na cidade: Pedrinho... Em meio a diversos personagens como Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc., eles vivem situações diferentes, e as vezes até surreais! A primeira adaptação para a televisão foi exibida de 3 de junho de 1952 na TV Tupi, ao vivo, no programa Teatro Escola de São Paulo. O programa ficou no ar por dez anos e foi um grande sucesso da emissora. Cada episódio começava mostrando o ator (Júlio Gouveia) abrindo um livro para contar uma história e terminava com ele fechando o mesmo livro. Em 1964, a série foi exibida pela TV Cultura de São Paulo. Em 1967, o Sítio estava de volta à TV, agora pela TV Bandeirantes, onde a série ficou por dois anos. A adaptação mais conhecida e exportada para o mundo, sobretudo para países de língua portuguesa, foi a da Rede Globo, entre 1977 e 1986. As estórias eram formadas por temas essencialmente nacionais, ressaltando a mitologia e o folclore. Destaca-se a música tema da abertura composta por Gilberto Gil, "Sítio do Picapau Amarelo". Em 12 de outubro de 2001, a Rede Globo começou a exibir uma nova adaptação da série, dentro da TV Globinho, que logo depois ganhou seu próprio horário na grade de programação. Em 2009 o Canal Futura resolveu reprisar a fase de 2001 do Sítio. O canal também exibiu um especial de Natal no canal em dezembro. Em 2010 o canal Viva vem exibindo episódios do Sítio de manhã e à tarde.

Um pouco da história do Roupa Nova e dos Inimigos do Rei

Roupa Nova

É uma banda brasileira formada na década de 1980 no Rio de Janeiro, devido as mudanças ocorridas após 1978 no grupo chamado Os Famks. São os atuais recordistas em trilhas sonoras de novelas (mais de 35 temas), as mais famosas são Dona (Roque Santeiro, 1985), A Viagem (A Viagem, 1994) e Coração Pirata (Rainha da Sucata, 1990). O grupo também esteve presente na gravação original de outra trilha bastante conhecida, Tema da Vitória, que era utilizado nas transmissões das corridas de Fórmula 1 e que virou um verdadeiro hino e imortalizou as vitórias do piloto brasileiro Ayrton Senna. Em 2004, o Roupa Nova estreou seu selo próprio com o lançamento do CD e DVD RoupaAcústico 1, o qual veio a ser um grande sucesso de público e crítica e teve continuação com RoupaAcústico 2. Os dois lançamentos acústicos do Roupa Nova ajudaram a renovar o público da banda. Se tornou comum e frequente a presença de um público formado por adolecentes e jovens nos shows do grupo. Seu álbum mais bem sucedido é o do ano de 1985, que contém vários sucessos, tais como Dona, Seguindo no trem azul, Linda demais, Sonho, Show de rock'n roll, entre outros. O álbum alcançou a marca de dois milhões e duzentos mil discos vendidos, alavancando de vez a carreira da banda, que a cada ano vinha se tornando mais popular. O Roupa Nova se tornou presença marcante e constante em programas de auditório como o Programa Raul Gil, Discoteca do Chacrinha, Perdidos na Noite, Programa Hebe e Domingão do Faustão, entre outros. É a banda brasileira com maior tempo de formação, mais de 30 anos de estrada e com seus membros originais. Nos dias 2 e 3 de julho de 2010 foi gravado um projeto em comemoração aos 30 anos de carreira com participações de Sandy, Milton Nascimento, Fresno e o Padre Fábio de Melo. A previsão de lançamento do CD / DVD, é para outubro de 2010.

Inimigos do Rei

É uma banda brasileira formada em 1987, no Rio de Janeiro, por cinco integrantes do grupo Garganta Profunda. O grupo ficou conhecido por seu estilo irreverente e humorístico, compondo músicas com duplo sentido e com acentuados jogos de vozes, além de excêntricas performances no palco. Em 1989, gravou o LP "Inimigos do Rei", destacando-se as faixas "Uma Barata Chamada Kafka" e "Adelaide" que fizeram sucesso nas emissoras de rádio a ponto de consagrar à banda um Disco de Ouro por 180 mil cópias vendidas. Em 1990, lançou o álbum "Amantes da Rainha" e, no ano seguinte, Paulinho Moska deixou o grupo para seguir carreira solo. Em 1991, participaram do Rock in Rio II. Em 2005 participaram da gravação do DVD/CD Festa Ploc 80, no circo voador com mais de 3 mil pessoas na platéia, realizando o primeiro registro oficial ao vivo de seus sucessos "Uma Barata Chamada Kafka" e "Adelaide". Em 2009 numa formação "power trio", os três integrantes remanescentes partem para a (r)evolução dos Inimigos do Rei e mudam o nome do grupo para INIMIX, mantendo o repertório da banda e acrescentando diversas músicas inéditas como "A Crise", "O Medo" e "A Vida".

Momento do Rock - Especial Dia das Crianças

O Momento do Rock deste sábado, 09/10/10, dedicou suas músicas a todas as crianças, em especial, as sobrinhas de Érico (Analice e Ana Júlia) e aos filhos de Wellington (Pedro Caliel e Cinthia). As músicas foram escolhidas com a ajuda da Dra. Daniele Moraes (Tia da Raissa), que fez um resgate das canções que marcaram a sua infância, tais como: Vou de táxi (Angélica), Liga pra mim (Mara Maravilha), Um capeta em forma de guri (Sérgio Malandro), Pula corda e uni, duni, tê (Trem da Alegria), Festa do estica e puxa (Xuxa), Sítio do pica-pau amarelo (Gilberto Gil), Eu não largo o osso (As Paquitas) e Superfantástico (Balão Mágico). Não fugindo de sua característica original, foram executadas músicas de Rock Nacional de várias épocas (Jovem Guarda, Roupa Nova, Capital Inicial, Fincabaute, Raul Seixas, Mamonas Assassinas, Inimigos do Rei, LS Jack, O Rappa, Ultraje a Rigor e Skowa e a Máfia). O programa também fez um sorteio de um vale-presente no valor de R$ 40,00 entre as pessoas que ligaram e participaram do programa, que teve como a grande vencedora a da inscrição 28 (Maria Yale da Silva Nascimento - Bairro Alto Vistoso). Outra novidade do Momento do Rock é de que o programa apartir deste sábado terá um acréscimo de 30 minutos em seu horário, sendo agora apresentado das 9:00h as 10:30h, ou seja, mais rock nacional para vocês.