O programa Momento do Rock deste sábado, 06 de novembro, teve a participação especial da nutricionista do município de Solonópole, Cecília Moreira Lôbo, que além de amiga dos apresentadores, é fã de boa música e de rock nacional. O desempenho de Cecília foi tão bom, que ela recebeu o convite para substituir Érico de Medeiros no programa do próximo sábado (13/11/10) quando o mesmo estará em um evento de rock em sua cidade, o Mossoró Mix 2010, que terá a participação de Jota Quest e Capital Inicial, além de outras bandas. Durante o programa, foram executadas músicas do Restart, Erasmo Carlos, MC Leozinho, Eduardo Dusek, Kid Abelha, Ciclone, Gang 90 & As Absurdettes, Nando Reis, Legião Urbana, Polegar, RPM, Hanói-Hanói, 14 Bis, Rita Lee, The Fevers, Tianastácia, Guilherme Arantes e Camisa de Vênus. Mereceram destaque os cantores Eduardo Dusek e Nando Reis e, o grupo Hánoi-Hanói. Conheça agora, um pouco da história destes artistas.
Eduardo Dusek
Nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de janeiro de 1957. É ator, cantor e compositor. Ele começou a carreira artística como pianista de peças de teatro aos quinze anos. Mais tarde passou a compor suas próprias canções e montou uma banda, que acabou apadrinhada por Gilberto Gil. A partir de 1978 já tinha algumas composições gravadas por nomes de peso da MPB, como As Frenéticas, Ney Matogrosso e Maria Alcina.

Suas composições buscavam aliar sátira e bom humor. Em 1980, participou do festival MPB Shell da Rede Globo cantando apenas de cueca a debochada canção "Nostradamus", que não se classificou mas ficou conhecida pelo público. O sucesso viria em 1982, quando flertou com o ainda incipiente pop-rock, no LP "Cantando no Banheiro!”. Dois anos depois, notabilizou-se com o LP "Brega-chique", cuja faixa-título, mais conhecida como "Doméstica", fazia uma sátira social, bem no clima do teatro besteirol da época.

Em 1986, lançou "Dusek na sua", com "Aventura" e com "Eu Velejava em Você", uma das mais tocantes músicas da MPB, depois regravada por Zizi Possi. Em 1989, voltou à cena com o musical "Loja de Horrores", em que atuava no papel de dentista. Nos anos 90, afastado da função de cantor, interpretou a personagem do Capitão-Mor Gonçalo na novela "Xica da Silva", da extinta Rede Manchete. Atuou como diretor de espetáculos e, no fim da década, voltou a apresentar alguns trabalhos como humorista e cantor, um deles sobre Carmen Miranda.
Nando Reis
José Fernando Gomes dos Reis, conhecido como Nando Reis, nasceu em São Paulo, no dia 12 de janeiro de 1963. É um cantor, violonista e compositor. Ex-baixista da banda de rock Titãs, emplacou vários sucessos e hoje segue em carreira solo, atualmente acompanhado pela banda Os Infernais.



Isso sem falar na vasta coleção de hits compostos durante sua permanência nos Titãs, como "Igreja", "Os Cegos do Castelo" e "Jesus não tem dentes no país dos banguelas". Atualmente é um dos 10 maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil, de acordo com o ECAD, levando em conta músicas tocadas em shows e execuções em rádio (conforme noticiado pela Folha de São Paulo em 7 de Fevereiro de 2009). Músicas suas fazem parte dos últimos lançamentos de Skank (os sucessos "Sutilmente" e "Ainda Gosto Dela") e Jota Quest.
Hanói-Hanói
Foi uma banda de pop rock brasileira surgida em meados dos anos 1980. Criado por Arnaldo Brandão (ex-A Bolha), o "Hanói-Hanói" gravou seu primeiro LP em 1986, contendo os sucessos "Totalmente Demais" (posterior-mente regravado por Caetano Veloso) e "Blablabla Eu Te Amo" (mais conhecido pela interpretação de Lobão). Em 1988, em seu segundo disco, o grupo lançaria outra música que ficaria famosa com outro intérprete: "O Tempo Não Pára", parceria de Brandão com Cazuza, que popularizou a própria versão. O terceiro disco, "O Ser e o Nada" foi lançado em 1990. O grupo teve seu grande momento ao vivo durante o Rock In Rio II em 1991, quando substituíram o Barão Vermelho.

No ano seguinte, foi lançado Coração Geiger, CD que não repetiu o sucesso dos lançamentos anteriores. A banda ainda lançaria o CD "Credus" em 1995, contendo gravações feitas durante uma turnê em 1993.


No ano seguinte, foi lançado Coração Geiger, CD que não repetiu o sucesso dos lançamentos anteriores. A banda ainda lançaria o CD "Credus" em 1995, contendo gravações feitas durante uma turnê em 1993.

Nenhum comentário:
Postar um comentário