O programa Momento do Rock deste sábado, 06 de novembro, teve a participação especial da nutricionista do município de Solonópole, Cecília Moreira Lôbo, que além de amiga dos apresentadores, é fã de boa música e de rock nacional. O desempenho de Cecília foi tão bom, que ela recebeu o convite para substituir Érico de Medeiros no programa do próximo sábado (13/11/10) quando o mesmo estará em um evento de rock em sua cidade, o Mossoró Mix 2010, que terá a participação de Jota Quest e Capital Inicial, além de outras bandas. Durante o programa, foram executadas músicas do Restart, Erasmo Carlos, MC Leozinho, Eduardo Dusek, Kid Abelha, Ciclone, Gang 90 & As Absurdettes, Nando Reis, Legião Urbana, Polegar, RPM, Hanói-Hanói, 14 Bis, Rita Lee, The Fevers, Tianastácia, Guilherme Arantes e Camisa de Vênus. Mereceram destaque os cantores Eduardo Dusek e Nando Reis e, o grupo Hánoi-Hanói. Conheça agora, um pouco da história destes artistas.
Eduardo Dusek
Nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de janeiro de 1957. É ator, cantor e compositor. Ele começou a carreira artística como pianista de peças de teatro aos quinze anos. Mais tarde passou a compor suas próprias canções e montou uma banda, que acabou apadrinhada por Gilberto Gil. A partir de 1978 já tinha algumas composições gravadas por nomes de peso da MPB, como As Frenéticas, Ney Matogrosso e Maria Alcina.
Suas composições buscavam aliar sátira e bom humor. Em 1980, participou do festival MPB Shell da Rede Globo cantando apenas de cueca a debochada canção "Nostradamus", que não se classificou mas ficou conhecida pelo público. O sucesso viria em 1982, quando flertou com o ainda incipiente pop-rock, no LP "Cantando no Banheiro!”. Dois anos depois, notabilizou-se com o LP "Brega-chique", cuja faixa-título, mais conhecida como "Doméstica", fazia uma sátira social, bem no clima do teatro besteirol da época.
Em 1986, lançou "Dusek na sua", com "Aventura" e com "Eu Velejava em Você", uma das mais tocantes músicas da MPB, depois regravada por Zizi Possi. Em 1989, voltou à cena com o musical "Loja de Horrores", em que atuava no papel de dentista. Nos anos 90, afastado da função de cantor, interpretou a personagem do Capitão-Mor Gonçalo na novela "Xica da Silva", da extinta Rede Manchete. Atuou como diretor de espetáculos e, no fim da década, voltou a apresentar alguns trabalhos como humorista e cantor, um deles sobre Carmen Miranda.
Nando Reis
José Fernando Gomes dos Reis, conhecido como Nando Reis, nasceu em São Paulo, no dia 12 de janeiro de 1963. É um cantor, violonista e compositor. Ex-baixista da banda de rock Titãs, emplacou vários sucessos e hoje segue em carreira solo, atualmente acompanhado pela banda Os Infernais.
Gosta de futebol e torce pelo São Paulo Futebol Clube, mantendo uma coluna semanal sobre o tema no jornal O Estado de São Paulo. Nando Reis saiu dos Titãs após a gravação do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, e ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como "Diariamente" (com sua ex-namorada Marisa Monte), "All Star", "O Segundo Sol" e "Relicário", gravados por Cássia Eller; "Resposta" e "É Uma Partida de Futebol", gravados pelo grupo mineiro Skank; "Do Seu Lado", gravado pelo também mineiro Jota Quest e "Onde Você Mora?", gravado pelo grupo Cidade Negra.
Isso sem falar na vasta coleção de hits compostos durante sua permanência nos Titãs, como "Igreja", "Os Cegos do Castelo" e "Jesus não tem dentes no país dos banguelas". Atualmente é um dos 10 maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil, de acordo com o ECAD, levando em conta músicas tocadas em shows e execuções em rádio (conforme noticiado pela Folha de São Paulo em 7 de Fevereiro de 2009). Músicas suas fazem parte dos últimos lançamentos de Skank (os sucessos "Sutilmente" e "Ainda Gosto Dela") e Jota Quest.
Hanói-Hanói
Foi uma banda de pop rock brasileira surgida em meados dos anos 1980. Criado por Arnaldo Brandão (ex-A Bolha), o "Hanói-Hanói" gravou seu primeiro LP em 1986, contendo os sucessos "Totalmente Demais" (posterior-mente regravado por Caetano Veloso) e "Blablabla Eu Te Amo" (mais conhecido pela interpretação de Lobão). Em 1988, em seu segundo disco, o grupo lançaria outra música que ficaria famosa com outro intérprete: "O Tempo Não Pára", parceria de Brandão com Cazuza, que popularizou a própria versão. O terceiro disco, "O Ser e o Nada" foi lançado em 1990. O grupo teve seu grande momento ao vivo durante o Rock In Rio II em 1991, quando substituíram o Barão Vermelho.
No ano seguinte, foi lançado Coração Geiger, CD que não repetiu o sucesso dos lançamentos anteriores. A banda ainda lançaria o CD "Credus" em 1995, contendo gravações feitas durante uma turnê em 1993.
No ano seguinte, foi lançado Coração Geiger, CD que não repetiu o sucesso dos lançamentos anteriores. A banda ainda lançaria o CD "Credus" em 1995, contendo gravações feitas durante uma turnê em 1993.
Nenhum comentário:
Postar um comentário