sábado, 22 de janeiro de 2011

NATIRUTS é destaque neste MOMENTO DO ROCK com seu Reggae e Rock.

Surgida em 1996 na cidade de Brasília por Alexandre Carlo, que na universidade, tinha a música como válvula de escape das suas alegrias e desilusões. Sem maiores pretensões, já que estava encaminhado na profissão de analista de sistemas, compunha canções no estilo  reggae. Numa das cervejadas do time de futebol da UnB conheceu Juninho, com quem passou a fazer um som pelas festinhas em casas e apartamentos da cidade. Essa foi a semente da história da banda.
Foi então que Alexandre convidou Luis Mauricio e Bruno Dourado, companheiros de time na UnB, para assumirem o baixo e a percussão. Fizeram alguns ensaios com essa formação. A princípio, era uma banda de reggae comum de quatro componentes, no entanto a influência da música brasileira era forte nas melodias e harmonias das músicas e a necessidade de se fazer um reggae roots brasileiro era definitiva.
Por isso fez-se necessária a inclusão de mais elementos musicais na banda. Foi quando Izabella Rocha e Kiko Peres foram convidados a assumirem o backing vocal e guitarra solo. A partir daí a banda criaria identidade própria.
O próximo passo, era gravar uma demo, e foi gravada ainda na época das fitas cassetes. A reprodução era caseira. Nos velhos três em um duplo deck. A aceitação foi boa por parte das críticas.
Alguns shows aconteceram e logo concretizou-se a possibilidade de se gravar um CD. Kiko Peres tinha um amigo da cena musical brasiliense que estava radicado no Rio de Janeiro havia algum tempo. Esse amigo estava trabalhando num grande estúdio carioca e talvez conseguisse um esquema de pagamento da gravação. Esse amigo era Tom Capone que acabou participando de uma faixa e posteriormente produziria dois discos da banda, o Verbalize e o Qu4tro que contou comTonho Gebara na guitarra solo.
Chamada inicialmente Nativus, a banda de reggae foi rebatizada de Natiruts devido a um grupo regional, Os Nativos, que entrou com um processo. A banda brasiliense defende o reggae de raiz mas incorporou ao som uma grande influência brasileira. Quando ainda chamava-se Nativus, o grupo vendeu 40 mil discos independentes com o sucesso "Presente de um beija-flor" apresentada no MOMENTO DO ROCK, até ser contratada pela EMI. A nova edição do disco, Nativus, vendeu 450 mil cópias.
O segundo disco, Povo brasileiro, foi produzido por Liminha e, como o reggae de Bob Marley, tem músicas com mensagens de alto teor político, como "Proteja-se e lute" e "Povo brasileiro".
Sem muitas novidades na sonoridade da banda, em 2001, é lançado Verbalize, com destaque para as faixas "Verbalize" e "Andei Só", hits da época. O terceiro álbum traz também a participação especial de Rodolfo, antigo vocalista dos Raimundos, na faixa "Homem do Povo". Em 2002, gravam o disco "Quatro", que marca a saída do guitarrista Kiko Péres da banda.
Natiruts ressurge com Nossa Missão, lançado em 2005. Neste disco, produzido pelo próprio Alexandre Carlo, vocalista e principal compositor do grupo, o grande diferencial é a aproximação com o Dub, a vertente mais psicodélica do reggae, que incorpora experimentações, sem contenção na adição de efeitos, como delays e reverbs, surgida na Jamaica da década de 1970, e também a aproximação de ritmos latinos vertentes do reggae como o Dancehall, Ragga e o Reggaeton.
Em 2007, o grupo lança o CD/DVD Natiruts Reggae Power, marcado pela saída dos integrantes Bruno e Izabella. O disco é feito de regravações, com apenas uma música inédita, que dá nome ao projeto. Música esta que mostra claramente a mudança drástica no estilo da banda, que parece não ser mais a mesma depois da saída de três de seus integrantes originais.
Em 2007 ainda, foi lançado o CD Natiruts de A a Z com alguns dos maiores sucessos da Banda como: Cantar, Presente de um Beija-Flor, Deixa o menino jogar e etc...

Já em 2009 a Banda Lançou o CD/DVD Raçaman (independente), voltando aos principios da banda com mensagens da situação do pais e como sempre abordando os problemas com suas letras marcantes, CD/DVD este que aproximou a banda ainda mais de seus seguidores que são fiéis e que curtem o som e acompanham a banda ate hoje.
Fonte: Wikipedia.com



Presente De Um Beija-Flor (Apresentada hoje no Momento do Rock)
Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só como é lindo meu amor
Estou feliz agora (2x)

Veja só a névoa branca que sai de trás do bambuzal
Será que ela me faz bem ou será que me faz mal
Eu vou surfar no céu azul de nuvens doidas
Da capital do meu país
Pra ver se esqueço da pobreza e violência
Que deixa o meu povo infeliz

Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só como é lindo meu amor
Estou feliz agora (2x)

E a menina que um dia por acaso veio me dizer
Que não gostava de meninos tão largados
Que tocam reggae e MPB
Mas isso é coisa tão banal perto da beleza do Planalto
Central
E das pessoas que fazem do Cerrado
O habitat quase ideal

Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só como é lindo meu amor
Estou feliz agora (2x)

Agradeço por estar aqui
Manifestar a emoção
E colocar minhas idéias, sentimentos em forma de
canção
Agradeço por poder cantar
E ver você ouvir
E tentar entender essa mensagem
Que eu quero transmitir

Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só como é lindo meu amor
Estou feliz agora (2x)

Fim de ano vou embora de Brasília que é pra eu ver o
mar
Mas diz pra mãe lá pro final de fevereiro é que eu vou
voltar
Que é pra surfar no céu azul de nuvens doidas
Da capital do meu país
Pra ver se esqueço da pobreza e violência
Que deixa o meu povo infeliz

Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só como é lindo meu amor
Estou feliz agora (2x)


http://www.vagalume.com.br/natiruts/presente-de-um-beija-flor.html#ixzz1CLoUKJIg


Um comentário: