domingo, 24 de outubro de 2010

Solonópole - 140 anos de história e emancipação política.

O Momento do Rock dedicou o programa deste sábado, 23 de outubro, aos 140 anos de história e emancipação política da cidade de Solonópole, que foi comemorado no dia 22 de outubro. Parabéns a todos os Solonopolenses!




Na apresentação do programa, tiveram destaque a cantora Luka e o grupo Chico Science & Nação Zumbi.

Luka




















É o nome artístico de Luciana Karina Santos de Lima, é uma cantora e compositora brasileira, que nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Desde os sete anos de idade tocando violão, comecou sua carreira profissional com 16 anos, onde se apresentava em barzinhos nas noites gaúchas, quando ainda era conhecida como Luciana Lima. 

Assim chegou ao festival Atlântida, um dos mais importantes do cenário musical nacional. Em 2003, no reality show Big Brother Brasil 3, a participante Elane, que foi a segunda colocada da edição, cantarolava a canção "Tô Nem Aí" (composta por Luka em parceria com o cantor Latino) dentro da casa.
 Depois desta pequena exposição, a canção entrou para trilha sonora da série Malhação da Rede Globo. A partir daí a música começou a ser pedida em todas as rádios brasileiras e neste mesmo ano, ganhou no programa Domingão do Faustão o prêmio de melhor música. O seu primeiro album foi lançado em 2003 e a canção "Tô Nem Aí" levou, supreendentemente, a cantora ao primeiro lugar da parada dance na Alemanha, na MTV Italiana, e foi lançada também em terras norte-americanas.
 Isso tudo graças ao popular remix da música que alavancou a carreira da cantora. Ela também fez shows no Japão e Espanha. Depois de sumir da mídia, devido ao nascimento de sua primeira filha, Luka retornou com seu segundo álbum, Sem Resposta, no ano de 2006.
 Neste álbum Luka apresenta um som mais levado ao rock. O Próximo Trem é o terceiro álbum de estúdio de Luka, lançado este ano. Este trabalho apresenta um som mais acústico, bem diferente de seus outros disco.





Chico Science & Nação Zumbi
 Nação Zumbi (antes conhecido como Chico Science & Nação Zumbi até 1997) é uma banda brasileira, nascida no início da década de 1990, em Recife – PE, a partir da união do Loustal, banda de rock pós-punk, com o bloco de samba-reggae Lamento Negro. O líder e vocalista da banda, o cantor e compositor Chico Science, fundou, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento Manguebeat. No ano de 1991, em Olinda, aconteceu o primeiro show da banda, numa festa chamada "Black Planet".
 Neste mesmo ano, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um Release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat, o Manifesto dos Caranguejos com cérebro, que tem como símbolo, uma antena parabólica colocada na lama, tornando-se assim um dos principais movimentos e banda dos anos 90 no Brasil, lutando por melhorias sociais na vida da população, não só de Recife e do estado do Pernambuco, mas como de todo cidadão brasileiro. 
A presença da tecnologia é uma marca do movimento, que engajava-se para a melhor exploração do mangue e alertando a todos que ali encontra-se os Caranguejos com cérebro, sempre antenados. No dia 2 fevereiro de 1997, Chico Science faleceu devido a um acidente de carro quando seguia de Olinda para Recife. Em seu lugar nos vocais ficou Jorge dü Peixe, que já tocava na banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário