sábado, 27 de novembro de 2010

Gabriel O Pensador é destaque neste MOMENTO DO ROCK



Gabriel o Pensador, nome artístico de Gabriel Continonasceu no Rio de Janeiro em 04 de março de 1974. Um dos maiores nomes do rap brasileiro, Gabriel diferenciou-se de boa parte de seus pares (e chegou a ser criticado por eles) por ser garoto branco de classe média. Mas desde o começo fez letras de crítica social e moral características do gênero. Apareceu na mídia em 1992, quando ainda era estudante do curso de Comunicação Social da PUC-RJ, com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)"O personagem da letra era o ex-presidente Fernando Collor de Mello que havia renunciado para evitar o processo de impeachmente, (sua mãe Belisa foi assessora do mesmo). Gabriel lançou em 1993 o seu primeiro e homônimo disco GABRIEL O PENSADOR que ganhou as rádios com as ácidas e divertidas "Lôraburra" e "Retrato de um Playboy”



Em 1995 lançou o álbum AINDA É SÓ O COMEÇO que não repetiu o sucesso do primeiro álbum. Dois anos depois voltou com força total com a música irreverente e pop "2345meia78", que seria a primeira faixa de trabalho do disco QUEBRA-CABEÇA. "Cachimbo da Paz" (com participação de Lulu Santos) e "Festa da Música" estouraram depois, levando o CD a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas. Gabriel deu prosseguimento aos seus trabalhos com o disco  NÁDEGAS A DECLARAR lançado no fim de 1999 e em  2001, lança seu quinto disco, SEJA VOCÊ MESMO (MAS NÃO SEJA SEMPRE O MESMO). Gabriel lança em 2003 o CD e DVD, SHOW MTV AO VIVO, com os seus maiores sucessos. O sétimo disco de Gabriel, o Pensador, lançado em 2005 é CAVALEIRO ANDANTE.  



AstronautaGabriel O Pensador
Astronauta tá sentindo falta da Terra?
Que falta que essa Terra te faz?
A gente aqui embaixo continua em guerra
Olhando aí pra lua implorando por paz
Então me diz: por que que você quer voltar?
Você não tá feliz onde você está?
Observando tudo a distância
Vendo como a Terra é pequenininha
Como é grande a nossa ignorância
E como a nossa vida é mesquinha
A gente aqui no bagaço, morrendo de cansaço
De tanto lutar por algum espaço
E você, com todo esse espaço na mão
Querendo voltar aqui pro chão?!
Ah não, meu irmão... qual é a tua?
Que bicho te mordeu aí na lua?

Eu vou pro mundo da lua
Que é feito um motel
Aonde os deuses e deusas
Se abraçam e beijam no céu

Ah não, meu irmão... qual é a tua?
Que bicho te mordeu aí na lua?
Fica por aí que é o melhor que você faz
A vida por aqui tá difícil demais
Aqui no mundo, o negócio tá feio
Tá todo mundo feito cego em tiroteio
Olhando pro alto, procurando a salvação
Ou pelo menos uma orientação
Você já tá perto de Deus, astronauta
Então, me promete
Que pergunta pra ele as respostas
De todas as perguntas e me manda pela internet

Eu vou pro mundo da lua
Que é feito um motel
Aonde os deuses e deusas
Se abraçam e beijam no céu

É tanto progresso que eu pareço criança
Essa vida de internauta me cansa
Astronauta, você volta e me deixa dar uma volta na nave, passa a chave que eu tô de mudança
Seja bem-vindo, faça o favor
E toma conta do meu computador
Porque eu tô de mala pronta, tô de partida
E a passagem é só de ida
Tô preparado pra decolagem, vou seguir viagem, vou me desconectar
Porque eu já tô de saco cheio e não quero receber nenhum e-mail com notícia dessa merda de lugar

Eu vou pro mundo da lua
Que é feito um motel
Aonde os deuses e deusas
Se abraçam e beijam no céu

Eu vou pra longe, onde não exista gravidade
Pra me livrar do peso da responsabilidade
De viver nesse planeta doente
E ter que achar a cura da cabeça e do coração da gente
Chega de loucura, chega de tortura
Talvez aí no espaço eu ache alguma criatura inteligente
Aqui tem muita gente, mas eu só encontro solidão
Ódio, mentira, ambição
Estrela por aí é o que não falta, astronauta
A Terra é um planeta em extinção

Eu vou pro mundo da lua
Que é feito um motel
Aonde os deuses e deusas
Se abraçam e beijam no céu

Pouca Vogal é destaque deste MOMENTO DO ROCK:





Pouca Vogal é um projeto paralelo de rock brasileiro criado pelos cantores gaúchos Duca Leindecker líder e guitarrista da banda Cidadão Quem) e Humberto Gessinger (líder e baixista do grupo Engenheiros do Hawaii), que são amigos desde o fim dos anos 80. No ano de 2008, ambas as bandas encerraram as turnês dos seus respectivos discos (Novos Horizontes -  álbum acústico lançado pelos Engenheiros do Hawaii em 2007) e (7, álbum do Cidadão Quem, lançado em 2006), interrompendo as atividades das bandas e viabilizando a realização do projeto, há bastante tempo idealizado pelos cantores. A dupla gravou oito canções, que foram lançados no website oficial do grupo e deram origem ao álbum Pouca Vogal - Gessinger+Leindecker. Posteriormente à gravação das mesmas, a dupla vem fazendo shows por várias cidades do país. Em março de 2009, a dupla gravou o CD, DVD e Blue-ray Pouca Vogal Ao Vivo Em Porto Alegre. 
O show reúne músicas dos Engenheiros do Hawaii e da Cidadão Quem, além das músicas que a dupla compôs durante o ano de 2008. Segundo Humberto Gessinger, em 2011 os Engenheiros podem voltar, (lembrando que isto já foi especulado no início de 2010). Duca interrompeu os trabalhos da Cidadão Quem devido ao tratamento do irmão e baixista Luciano, que se recupera de um câncer.




Letra de Depois Da Curva



Amanhã, talvez
Esse vendaval faça algum sentido
Dá pra se dizer
Qualquer coisa sobre todo mundo


Por hoje é só

Vou deixar passar a ventania

Talvez amanhã

Vento, vela e velocidade


Mar azul
Céu azul sem nuvens
Logo ali... depois da curva
Ali, logo ali, ali... depois da curva

Amanhã talvez
Esse temporal saia do caminho
Dá pra escrever
O papel aceita toda qualquer coisa

Por hoje é só
Vou deixar passar a tempestade
Talvez amanhã
Água pura e toda verdade

Mar azul
Céu azul sem nuvens
Logo ali... depois da curva
Ali, logo ali, ali... depois da curva

Ali, logo ali, ali... depois da curva
Ali, logo ali
Eu vi, eu vim, venci a curva


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Jorge Ben Jor e Negra Li são os destaques do Momento do Rock

O Momento do Rock deste sábado, 20 de novembro, contou com a volta do apresentador Érico de Medeiros, que ao lado de Wellington Vidal, conduziram o programa com muito rock nacional para os ouvintes e internautas que nos acompanham pela grande rede. Durante o programa foram sorteados duas cortesias para que os ganhadores pudessem malhar, durante um mês, na Academia Rabelo Fitness, que está completando quatro anos de existência, e que é de propriedade da empresária Renata Rabelo. Os vencedores foram: Anderson Lima (Bairro Monte Castelo) e Antonia Taísa Carneiro Pinheiro (Bairro Simeão Machado). No programa tiveram destaque os cantores Jorge Ben Jor e Negra Li (conheça um pouco mais da história deles abaixo), além de outros artistas como: Fresno, Frejat, João Penca & Seus Miquinhos Amestrados, Velhas Virgens, Pepeu Gomes, Catedral, Roupa Nova, Roberto Carlos, Uns e Outros, Mamonas Assassinas, Raimundos, A Cor do Som, Capital Inicial, Los Hermanos e Banda Cine.

Jorge Ben Jor

 Jorge Duílio Lima Meneses, nasceu no Rio de Janeiro em 22 de março de 1942. Jorge Ben Jor, como é conhecido atualmente, é um guitarrista, cantor e compositor popular. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles: rock and roll, samba, samba rock, bossa nova, jazz, maracatu, funk, ska e até mesmo hip hop, com letras que misturam humor e sátira, além de temas esotéricos. 

A música de Jorge Ben tem uma importância singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características do rock, soul e funk norte-americanos. Além disso, influências árabe e africana, oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia. Jorge Ben Jor queria ser jogador de futebol e chegou a integrar o time infanto-juvenil do Flamengo. 

Mas acabou seguindo o caminho da música, presente em sua vida desde criança. Ganhou seu primeiro pandeiro aos treze anos de idade e, dois anos depois, já cantava no coro de igreja. Também participava como tocador de pandeiro em blocos de carnaval. 



Aos dezoito, ganhou um violão de sua mãe e começou a se apresentar em festas e boates, tocando bossa nova e rock and roll. Ainda na ativa, seus shows costumam durar cerca de três horas, para plateias formadas principalmente por jovens.


Negra Li

Negra Li, nome artístico de Liliane de Carvalho, nasceu em São Paulo, no dia 17 de setembro de 1979. É uma atriz, cantora e dançarina. Solista do coral da Universidade de São Paulo, ela estuda música e piano e é considerada uma das musas do rap nacional com sua bela voz de contralto. Negra Li começou a se interessar pela música ainda na infância e nessa época, cantava hinos da igreja evangélica. 

Quando adolescente, imitava Whitney Houston. Aos 16 anos, interessou-se pelo rap. Ela iniciou sua carreira musical com o grupo de rap RZO, em seguida iniciou parceria com o rapper Helião, e atualmente a cantora está em carreira solo, a qual iniciou-se com o lançamento do CD "Negra Livre". Mesmo com esse "histórico", não estava em seus planos a vida musical de cantora. Pretendia ser uma modelo. Hoje, com projeção nacional, Negra Li agradece à mãe, professora, que lhe deu a oportunidade de ter um boa formação escolar, assim justifica seu sucesso. 


Em 2006, estrelou o filme Antônia, que, no ano seguinte, virou uma seriado homônimo na TV Globo. Em 2009 participou do longa 400 contra 1, a História do Comando Vermelho. Já gravou com: Caetano Veloso, Nando Reis, Charlie Brown Jr, Belo, Martinho da Vila, Gabriel o Pensador, Pitty, Jeito Moleque, Walter Alfaiate, Skank, D'Black, Akon, entre outros. Ela é casada e tem uma filha chamada Sofia.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Grupos Dominó e Yahoo são destaques e você vai relembrar seus bons momentos (do rock)

O momento do rock deste sábado, 13/11/2010, foi apresentado por Wellington Vidal e Cecília Lôbo - que substituiu Érico de Medeiros que estava em Mossoró-RN participando do Mossoró Mix 2010. No programa foram executadas músicas dos The Fevers, Titãs, Cachorro Grande, Dominó, Pitty, Made In Brazil, Skank, Raul Seixas, Cazuza, As Frenéticas, Biquini Cavadão, Yahoo, Cidade Negra, Jota Quest, Charlie Brown Jr., Marina Lima e Engenheiros do Hawaii. Os Grupos Dominó e Yahoo foram os escolhidos para que o nosso público tivesse a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história dessas bandas que marcaram época.

Dominó

É uma boy band brasileira que foi criado nos moldes do grupo portorriquenho Menudo pela produtora do apresentador Gugu Liberato. Em 1984, o grupo lançou um compacto com duas versões de sucessos do grupo mexicano Timbiriche: Ela Não Gosta de Mim e Companheiro, que foi a primeira música a estourar nas rádios, com direito a videoclipe lançado no programa global Fantástico. 
Em 1985, quando o Dominó já era uma febre, o grupo lançou seu primeiro LP. Em 1986, lançam um disco em espanhol e estoura no mercado latino. Esse LP tinha uma regravação da música Lindo Balão Azul, de Guilherme Arantes. Em 1987, o Dominó já tinha três anos de estrada e um enorme sucesso de vendagens, público e crítica. O terceiro LP é o ápice da "dominómania" que assolava o país. Nesse mesmo ano, eles participaram do filme Piratas do Caribe juntamente com seu padrinho e empresário Gugu Liberato. Em 1988, o álbum preto, como é chamado, mostra uma fase de amadurecimento do grupo e traz músicas de caráter mais reflexivo. Nesse mesmo ano o quarteto ainda participou de dois filmes: Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva e Os Trapalhões na Terra dos Monstros. Tudo ia bem até Nill deixar o grupo e partir em carreira solo. O grupo seguiu a carreira somente com três integrantes e lançou um novo LP em 1990. Porém, desde a saída de Nill, o grupo havia perdido grande parte de sua popularidade e de seu espaço na mídia. O Dominó ainda lançou mais um disco em 1992. 
Nos anos seguintes o grupo caiu no esquecimento, porém em 1997 o Dominó reapareceu e voltou a fazer sucesso, graças à música Baila, Baila Comigo. Após alguns anos sumidos, o grupo voltou em 2003 com novos integrantes e nova proposta, e o grupo apareceu poucas vezes em programas de televisão, como é o caso do Domingo Legal, do SBT, e dos programas Superpop e Bom Dia Mulher, na RedeTV!, mas o sucesso não durou muito tempo. 

Em fevereiro de 2008 houve uma nova seleção para escolher os novos integrantes no Rio de Janeiro. Os escolhidos ficaram dividindo um apartamento na Barra da Tijuca e ensaiando e gravaram o primeiro álbum que teria quatro canções inéditas e oito regravações da primeira formação. Em março, um dos integrantes do grupo, o cantor Rafael Pires sofre um sequestro-relâmpago e depois é solto (a notícia repercutiu na mídia). Depois disto, não se tem notícias do grupo.

Yahoo

O Yahoo foi fundado em 1988 e ficou conhecido por fazer versões do hard rock internacional com letras em português, alcançando enorme sucesso nas décadas de 80 e 90. O disco de estréia da banda, intitulado apenas como Yahoo, ganhou destaque nacional com a canção "Mordida de Amor", que foi tema da telenovela Bebê a Bordo. Outra canção que se destacou neste disco foi "Delicious", que foi tema da novela O Salvador da Pátria. 
Em 1989, lançam o álbum, Oração da Vitória, e a banda conseguiu emplacar outro sucesso: desta vez a canção "Anjo", que foi tema da novela O Sexo dos Anjos. Em 1990, o Yahoo lançou o álbum Yahoo 3. O disco não obteve o mesmo sucesso que os anteriores, mas as canções "Veneno" e "Somos a Luz da Manhã", fizeram parte da trilha sonora do filme Sonho de Verão, no qual os músicos faziam parte do elenco. Em 1992, o grupo lança o álbum Pára-Raio, com destaque para a canção romântica "Paixão Esquecida", tema da novela Deus nos Acuda. 



O álbum Caminhos de Sol (1994) deu uma nova alavancada na carreira da banda. A canção "Caminhos de Sol" foi tema da novela A Viagem e emplacou em todas as rádios brasileiras. Em 1996, já sem fôlego, a banda sai da grande midia. Lançam o álbum Arquivo, sem tanta atenção da própria banda, que acaba se desfazendo e voltando suas atividades para seu estúdio de gravação, o Yahoo Studio, um dos mais requisitados estúdios de gravação e produção do Brasil. 

Após dez anos sem gravar, o Yahoo volta lançando o álbum Versões, que traz os maiores sucessos do hard rock em versões em português. Em 2008, a banda lança um novo disco, Yahoo 20 Anos - Ao Vivo, em comemoração aos 20 anos de carreira. A canção inédita De Volta Para o Amor foi incluída na trilha sonora da telenovela Negócio da China, da Rede Globo.

domingo, 7 de novembro de 2010

Participação Especial no Momento do Rock

O programa Momento do Rock deste sábado, 06 de novembro, teve a participação especial da nutricionista do município de Solonópole, Cecília Moreira Lôbo, que além de amiga dos apresentadores, é fã de boa música e de rock nacional. O desempenho de Cecília foi tão bom, que ela recebeu o convite para substituir Érico de Medeiros no programa do próximo sábado (13/11/10) quando o mesmo estará em um evento de rock em sua cidade, o Mossoró Mix 2010, que terá a participação de Jota Quest e Capital Inicial, além de outras bandas. Durante o programa, foram executadas músicas do Restart, Erasmo Carlos, MC Leozinho, Eduardo Dusek, Kid Abelha, Ciclone, Gang 90 & As Absurdettes, Nando Reis, Legião Urbana, Polegar, RPM, Hanói-Hanói, 14 Bis, Rita Lee, The Fevers, Tianastácia, Guilherme Arantes e Camisa de Vênus. Mereceram destaque os cantores Eduardo Dusek e Nando Reis e, o grupo Hánoi-Hanói. Conheça agora, um pouco da história destes artistas.

Eduardo Dusek


 Nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de janeiro de 1957. É ator, cantor e compositor. Ele começou a carreira artística como pianista de peças de teatro aos quinze anos. Mais tarde passou a compor suas próprias canções e montou uma banda, que acabou apadrinhada por Gilberto Gil. A partir de 1978 já tinha algumas composições gravadas por nomes de peso da MPB, como As Frenéticas, Ney Matogrosso e Maria Alcina. 

Suas composições buscavam aliar sátira e bom humor. Em 1980, participou do festival MPB Shell da Rede Globo cantando apenas de cueca a debochada canção "Nostradamus", que não se classificou mas ficou conhecida pelo público. O sucesso viria em 1982, quando flertou com o ainda incipiente pop-rock, no LP "Cantando no Banheiro!”. Dois anos depois, notabilizou-se com o LP "Brega-chique", cuja faixa-título, mais conhecida como "Doméstica", fazia uma sátira social, bem no clima do teatro besteirol da época. 



Em 1986, lançou "Dusek na sua", com "Aventura" e com "Eu Velejava em Você", uma das mais tocantes músicas da MPB, depois regravada por Zizi Possi. Em 1989, voltou à cena com o musical "Loja de Horrores", em que atuava no papel de dentista. Nos anos 90, afastado da função de cantor, interpretou a personagem do Capitão-Mor Gonçalo na novela "Xica da Silva", da extinta Rede Manchete. Atuou como diretor de espetáculos e, no fim da década, voltou a apresentar alguns trabalhos como humorista e cantor, um deles sobre Carmen Miranda.
Nando Reis

 José Fernando Gomes dos Reis, conhecido como Nando Reis, nasceu em São Paulo, no dia 12 de janeiro de 1963. É um cantor, violonista e compositor. Ex-baixista da banda de rock Titãs, emplacou vários sucessos e hoje segue em carreira solo, atualmente acompanhado pela banda Os Infernais. 

Gosta de futebol e torce pelo São Paulo Futebol Clube,  mantendo uma coluna semanal sobre o tema no jornal O Estado de São Paulo. Nando Reis saiu dos Titãs após a gravação do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, e ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como "Diariamente" (com sua ex-namorada Marisa Monte), "All Star", "O Segundo Sol" e "Relicário", gravados por Cássia Eller; "Resposta" e "É Uma Partida de Futebol", gravados pelo grupo mineiro Skank; "Do Seu Lado", gravado pelo também mineiro Jota Quest e "Onde Você Mora?", gravado pelo grupo Cidade Negra. 

Isso sem falar na vasta coleção de hits compostos durante sua permanência nos Titãs, como "Igreja", "Os Cegos do Castelo" e "Jesus não tem dentes no país dos banguelas". Atualmente é um dos 10 maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil, de acordo com o ECAD, levando em conta músicas tocadas em shows e execuções em rádio (conforme noticiado pela Folha de São Paulo em 7 de Fevereiro de 2009). Músicas suas fazem parte dos últimos lançamentos de Skank (os sucessos "Sutilmente" e "Ainda Gosto Dela") e Jota Quest.

Hanói-Hanói


Foi uma banda de pop rock brasileira surgida em meados dos anos 1980. Criado por Arnaldo Brandão (ex-A Bolha), o "Hanói-Hanói" gravou seu primeiro LP em 1986, contendo os sucessos "Totalmente Demais" (posterior-mente regravado por Caetano Veloso) e "Blablabla Eu Te Amo" (mais conhecido pela interpretação de Lobão). Em 1988, em seu segundo disco, o grupo lançaria outra música que ficaria famosa com outro intérprete: "O Tempo Não Pára", parceria de Brandão com Cazuza, que popularizou a própria versão. O terceiro disco, "O Ser e o Nada" foi lançado em 1990. O grupo teve seu grande momento ao vivo durante o Rock In Rio II em 1991, quando substituíram o Barão Vermelho. 

No ano seguinte, foi lançado Coração Geiger, CD que não repetiu o sucesso dos lançamentos anteriores. A banda ainda lançaria o CD "Credus" em 1995, contendo gravações feitas durante uma turnê em 1993.