sábado, 26 de fevereiro de 2011

"EU TAMBÉM QUERO BEIJAR" no Momento do Rock de PEPEU GOMES.

Pedro Anibal de Oliveira Gomes, é um guitarrista e compositor que nasceu em Salvador - BA, no dia 7 de fevereiro de 1952. Ele já foi considerado pela revista americana Guitar World de 1988 como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria "world music". Pepeu foi casado com Baby Consuelo, com quem teve seis filhos. Pepeu começou a ter contato com a música desde muito cedo, pois seu pai tocava em uma orquestra de bailes e sua mãe dava aulas de piano. Aos 9 anos inventou o seu primeiro "instrumento": um cabo de vassoura com um barbante amarrado nas extremidades. Mais tarde ganha um violão que aprende a tocar de ouvido. Aos 11 anos de idade Pepeu, interessado no estilo da Jovem Guarda, forma sua primeira banda na qual tocava contra-baixo, "Los Gatos". Aos 14 anos, foge de casa e forma sua primeira banda profissional, chamada "Os Minos", que chegou a lançar um compacto simples, mas que não progrediu devido todos os integrantes serem menores de idade. Passando a tocar guitarra, Pepeu Gomes fundou a banda “The Leif's” chegando a se apresentar em programas da TV local. Gilberto Gil, na época, assistiu uma destas apresentações na televisão e chamou Pepeu para participar do show de despedida do Brasil que faria com Caetano Veloso em Salvador (iam para o exílio político em Londres). 
Antes de viajar Gilberto Gil presenteou Pepeu com o disco Smash Hits de Jimi Hendrix, que viria ser o artista que mais o influenciou ao longo de sua carreira. Na década de 70, formou o grupo "Novos Baianos", no qual tocava guitarra, compunha músicas e fazia os arranjos juntamente com Moraes Moreira. Após a gravação do primeiro disco dos Novos Baianos, Pepeu passou a estudar profundamente a música brasileira em ritmos como samba, frevo, choro e maracatú, aprendendo também a tocar bandolim. Pepeu partiu para a carreira individual com o final do grupo, por volta de 1978, gravando seu primeiro disco solo "Geração do Som". Na mesma época tocou com Gilberto Gil no Montreux Jazz Festival na Suiça. Em 1979, Pepeu Gomes lança seu segundo disco "Na Terra a Mais de Mil", sendo sua estreia como cantor. O disco tem grande sucesso de vendas e possui o hit "Meu Coração". Em 1980 devido a sua elogiada performasse em 1978, é convidado novamente para o festival de Montreux, desta vez individualmente. Esse show foi registrado e lançado com o nome "Pepeu Gomes Ao Vivo". Em 1981, lança o disco intitulado "Pepeu Gomes", que o leva a ganhar seu primeiro Disco de Ouro graças a grande execução da faixa "Eu também quero beijar". O disco é seguido por "Um Raio Laser" (1982) e "Masculino e Feminino" (1983), com este ultimo sendo gravado nos Estados Unidos
Em 1985 Pepeu lança o disco "Energia Positiva" e é convidado para participar do Rock In Rio, onde foi ovacionado e reconsagrado. Em 1988, Pepeu lança o disco "Pedra Não é Gente Ainda" e excursiona pelo Brasil. No final da década de 1980, voltou-se para a música instrumental dedicando-se mais a seu trabalho como guitarrista,  e lançou em 1989, o "Instrumental On The Road”. Na década de 1990 reencontra seu antigo parceiro Moraes Moreira com quem lança dois discos: "Moraes e Pepeu" e "Moraes e Pepeu ao vivo no Japão". Em 1993 Pepeu lançou um novo disco obtendo bastante sucesso, principalmente devido a música "Sexy Yemanjá" que foi trilha sonora da novela "Mulheres de Areia" da TV Globo. Pepeu continuou durante a década de 90 a fazer turnês, tocando novamente no festival de Montreux. Em 1998 Pepeu lança uma coletânea com todas as músicas intrumentais de sua carreira "20 anos: Discografia Instrumental" e no ano seguinte lança um CD de releitura de seus maiores sucessos com roupagem acústica, intitulado "Meu coração" e que traz duas músicas inéditas: "O que é que você quer comigo?" e "Dono de mim". Em 2004 para comemorar seus 25 anos de carreira solo, lançou o CD e DVD "De espírito em paz - Ao Vivo" e atualmente se encontra preparando para lançar mais um disco.
Fonte: wikipedia.com






Eu Também Quero Beijar Pepeu Gomes
A flor do desejo

e do maracujá

Eu também quero beijar
Haja fogo, haja guerra,

haja guerra que há

Eu também quero beijar
Do farol da Barra

ao Jardim de Alá

Eu também quero beijar
Da pele morena

daquela acolá

Eu também quero beijar

Beijo a flor

Mas a flor que eu desejo

eu não posso beijar

Ai amor

Haja fogo, haja guerra,

haja guerra que há

Teu cheiro

É o marinheiro

do barco fantasma

que vai me levar

Mundo inteiro

Haja fogo, haja guerra,

haja guerra que há
Festejo...
(Introd.)


http://www.vagalume.com.br/pepeu-gomes/eu-tambem-quero-beijar.html#ixzz1FAE2CoLF

Nenhum comentário:

Postar um comentário